João 15:12-15
Você tem muitos amigos? E desses quantos são amigos de verdade em quem você confia? A nossa estratégia de trabalho com Células visa estabelecer laços de amizade e o crescimento acontece através dos amigos. Um amigo vai convidando outro amigo, um amigo apresenta outro amigo e assim juntos chegamos ao nosso maior amigo que é Jesus!
Jesus é um amigo para todos os momentos da nossa vida. Jesus é um amigo que está sempre pronto a nos ouvir e nos ajudar e faz isso sem nenhum interesse, apenas porque nos ama e quer o nosso bem.
I – JESUS DESEJA SER NOSSO AMIGO PARA NOS AMAR – V.12
A Bíblia nos ensina que Deus amou o mundo, isto é, todos nós, ao ponto de elaborar um plano de salvação que incluiu a entrega da vida do seu próprio filho Jesus (João 3:16). Deus além de nos amar, deseja ser nosso amigo. Podemos dizer que Deus tem “necessidade” de fazer amigos, por isso ao criar o homem e a mulher, logo os fez seus amigos e “passeava à tarde e conversava com seus amigos” (Gen 3:8). Deus fez uma amizade tão profunda com Abraão que ele passou para a história como “amigo de Deus” (Tiago 2:23).
A amizade de Jesus tem como objetivo derramar mais e mais do seu amor sobre a vida dos seus amigos. Sabemos que Jesus ama a todos, indistintamente. Mas aqueles que correspondem a esse amor, tornam-se seus amigos. Por isso é que Ele diz aos seus discípulos: “Vós sois meus amigos... chamei-vos amigos” (João 15:14-15).
Jesus chamou aqueles homens para segui-Lo e eles de seguidores foram feitos discípulos e de discípulos foram feitos amigos! E como amigos, receberam mais e mais do amor de Jesus! Que tipo de relacionamento você tem com Jesus? Você já se tornou um seguidor de Jesus? Já passou a ser um discípulo? Já se tornou amigo de Jesus?
II- JESUS DESEJA SER NOSSO AMIGO PARA NOS SALVAR – V.13
Se você visse um amigo em apuros, em dificuldades, em risco de vida, o que você faria? Certamente tentaria ajudá-lo da maneira como pudesse, mas dificilmente você decidiria morrer por ele. Pois Jesus, conscientemente, decidiu morrer na cruz para salvar todos os seus amigos!
Temos na crucificação de Jesus a maior prova dessa grande amizade e amor por nós, por você e por todos aqueles que ainda se tornarão seus amigos! Jesus deu a vida pelos seus amigos! Seria muito que você correspondesse esse amor, aceitando-O como seu Senhor e Salvador?
Quando Jesus foi informado de que seu amigo Lázaro, a quem Ele amava, estava enfermo (João 11:3), disse Jesus: “vou despertá-lo”, (João 11:11), e disse mais “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra viverá” (João 11:25). Jesus não deixa nenhum dos seus amigos na sepultura, morto eternamente, mas Ele nos ressuscita e nos salva!
CONCLUSÃO: Jesus nos propõe uma amizade sincera, leal e transparente. Jesus deseja ser um amigo que vai chegando e entrando em nosso coração e passa a nos defender do mal, derrama do seu amor e das suas bênçãos sobre nós. Ele quer dividir conosco o pesado fardo que muitas vezes carregamos, Ele quer nos trazer alívio e descanso para as nossas almas (Mateus 11:28-30).
Declare agora o seu amor e amizade a Jesus! Diga para Ele: Jesus, eu te amo, Jesus eu também quero ser seu amigo, perdoe os meus pecados e me dê a sua salvação! Amém!
Ap. Wagner Tenório de Almeida